De acordo com o deputado Patrik Lopes, se aprovado, o PL trará benefícios para a saúde dos estudantes, além de contribuir para o desenvolvimento econômico da região, já que a Bahia é responsável por mais de 70% da produção de cacau do país.

O deputado estadual Patrick Lopes apresentou um projeto de lei que tem como objetivo tornar obrigatório o uso de produtos derivados do cacau na merenda escolar das escolas públicas do Estado da Bahia. O projeto visa incentivar o consumo de alimentos saudáveis e valorizar a produção local, já que a Bahia é atualmente o maior produtor nacional de cacau.

O cacau é um alimento altamente consumido na forma de chocolate, possuindo grande capacidade antioxidante e alto teor de flavonoides. Além disso, o fruto é versátil e pode ser inserido facilmente na alimentação na forma de cacau em pó, polpa de cacau, chocolates com um percentual elevado de cacau, entre outras opções.

De acordo com o deputado, a inclusão dos produtos derivados do cacau na merenda escolar pode trazer benefícios para a saúde dos estudantes, além de contribuir para o desenvolvimento econômico da região. “Além de ser um alimento saudável, o cacau é uma importante fonte de renda para os produtores baianos. Ao incentivar o consumo desses produtos nas escolas, estamos valorizando a produção local e contribuindo para o fortalecimento da economia da região”, afirma.

A Bahia é responsável por mais de 70% da produção de cacau do país. Só em 2021, foram colhidas mais de 140 mil toneladas, um incremento de 40% em relação a 2020, número que consolidou a liderança baiana na produção brasileira. A expectativa é que, com a aprovação do projeto de lei, a demanda pelos produtos derivados do cacau aumente, impulsionando ainda mais a economia da região.