A iniciativa Educacau pretende contribuir para a disseminação de informação para todos os elos do arranjo produtivo do setor. 

A Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC) lançou hoje, quinta, 23, no segundo encontro do evento Cacauicultura 4.0 o projeto Educacau. Como o nome insinua, o objetivo da inciativa é disseminar informações de qualidade sobre diferentes aspectos da cacauicultura e que envolvem diferentes atores do setor, desde produtores rurais, técnicos, fornecedores de insumos e indústrias, até organizações sociais e governos estaduais e federal.

“A iniciativa surgiu como uma forma de unir os elos do setor através do conhecimento, e fazer do cacau uma cultura ainda mais cooperativa, onde todos trabalham em prol de seu crescimento”, explica a presidente-executiva da AIPC, Anna Paula Losi. Com foco nas plataformas digitais, o projeto será baseado no LinkedIn e contará com um hotsite exclusivo, que servirá como um “agregador de conteúdo” sobre o setor. “Estamos desenvolvendo uma área para reunir todos que queiram entender e discutir melhor o funcionamento e desafios desse setor”, complementa a presidente.

Durante os próximos meses, será desenvolvida uma série de peças em vídeo e materiais estáticos como cards, infográficos, e-books etc., sobre diversos temas relacionados ao mercado do cacau. Os primeiros materiais trazem uma série chamada “AIPC Explica”, na qual profissionais de diferentes áreas explicam aspectos do setor. Outro produto que já está no ar são os cards “Cacau sem Mito”, que trazem dados de diversas fontes para combater a desinformação. No decorrer do ano, outros temas como o manejo sustentável, o uso correto de insumos, as formas de prevenção de pragas e os cuidados na lavoura, os benefícios do cacau, entre outros serão abordados.

Todos os materiais estarão disponíveis no site do projeto (http://aipc.com.br/educacau) e também podem ser visualizados nas páginas da AIPC no LinkedIn e Youtube.