“Em breve, será apresentado à sociedade baiana o novo projeto de desenvolvimento rural sustentável”- Jeandro Ribeiro,  diretor-presidente da CAR.

Representantes do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD/Banco Mundial) e do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), debateram, durante Missão de Identificação, que encerrou nesta sexta-feira, 24, os preparativos para a implementação do novo projeto de desenvolvimento rural sustentável da Bahia. Durante o evento, foram realizados ajustes e estabelecido o cronograma para o início de execução do projeto.

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, ressaltou que um dos destaques da Missão foi a apresentação da avaliação de impacto do projeto Bahia Produtiva, que antecede o novo projeto, e mostrou o quanto, efetivamente, as ações mudaram a vida das pessoas e dos empreendimentos da agricultura familiar da Bahia nos últimos anos. “Os resultados são fantásticos, após oito anos de execução do Bahia Produtiva, temos esse grande resultado. Em breve, será apresentado à sociedade baiana o novo projeto de desenvolvimento rural sustentável. É a Bahia que continua avançando e a agricultura familiar sendo cada vez mais fortalecida e alimentando os baianos e as baianas”.

O novo projeto de desenvolvimento rural sustentável atenderá 600 organizações produtivas da agricultura familiar e 30 mil beneficiários diretos com investimentos de US$ 150 milhões, visando o incremento da receita bruta dos beneficiários e das organizações produtivas. Entre as ações a serem executadas estão a melhoria e ampliação de infraestrutura, serviços e integração das organizações produtivas da agricultura familiar aos mercados.

Entre os objetivos do novo projeto estão ainda a ampliação do acesso à água e ao saneamento básico, que será executada em parceria com a Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), com o atendimento de 64 mil beneficiários diretos, implantação/recuperação de 20 mil ligações de água, e consolidação do modelo de Centrais de Água.

Além disso, o novo acordo de empréstimo irá oportunizar para agricultores e agricultoras familiares e suas organizações maior capacidade de gestão ambiental e resiliência climática, contando com a utilização de novas tecnologias e com o serviço continuado e qualificado de assistência técnica e extensão rural (ATER).