“Todo esse processo é para assegurar a força de trabalho, logística, recursos financeiros e materiais tecnológicos necessário para executar as ações de emergência visando a não propagação da doença, explica Carlos Fávaro.

O Ministério da Agricultura e Pecuária — MAPA, declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional em função da detecção da infecção pelo vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) — H5N1 — em aves silvestres no Brasil.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, emitiu parecer sobre a emergência um ato válido por 180 dias. Zoossanitária é atender agravos a saúde em casos de suspeita ou confirmados de doenças zoonóticas (certas doenças causadas por parasitos de animais), visando a orientação e correção do ambiente.

“A declaração de estado de emergência zoossanitária possibilita a mobilização de verbas da União e a articulação com outros ministérios, organizações governamentais — nas três instâncias: federal, estadual e municipal — e não governamentais. Todo esse processo é para assegurar a força de trabalho, logística, recursos financeiros e materiais tecnológicos necessário para executar as ações de emergência visando a não propagação da doença”, explica o ministro.