Rei do Baião presenteou o sanfoneiro Baio do Acordeon, com a famosa ‘Sanfona Branca’, há quase 50 anos.

Uma sanfona, que pertenceu a Luiz Gonzaga, foi furtada na noite de quarta-feira, 14, durante uma festa, em Feira de Santana. O instrumento havia sido dado de presente pelo Rei do Baião para o músico André Galdino, conhecido como Baio do Acordeon, há quase 50 anos.

O crime aconteceu no Arraiá do Comércio, na Praça Bernadino Bahia, no momento em que Baio se apresentava com sua banda “Os Bambas do Nordeste”. A sanfona histórica, utilizada apenas para exibição nos shows e gravações de programas, estava guardada no camarim, quando foi levada.

“Nós temos duas sanfonas e essa sanfona branca, usamos para fazer programas de rádio e televisão, e também expor em shows grandes. Ontem a tarde gravamos um programa na TV, e a gente estava com a sanfona dentro do carro. Fomos direto para esse show [Arraiá do Comércio] e para a sanfona não ficar dentro do carro, a gente colocou dentro do camarim. Esse furto aconteceu no camarim, no período em que estávamos fazendo o show das 18h às 20h”, contou o produtor da banda, Carlos Mattheus, em entrevista.

Os integrantes da banda registraram um boletim de ocorrência na Polícia Civil. “Estamos indo para a Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev) para tentar puxar nas câmeras de segurança o que aconteceu com essa sanfona”, completou ele.

A sanfona histórica (ou acordeon), de 80 baixos, da marca Scandalli, foi um presente de Luiz Gonzaga a Baio do Acordeon, em 1974. O jovem sanfoneiro despertou a atenção de Gonzagão durante uma apresentação no Campo do Gado Velho, em Feira de Santana. A demonstração de talento lhe rendeu elogios e o instrumento, que possui gravado, em vermelho, os dizeres “Oferta do Rei do Baião”.

Nascido em Água Branca, no estado de Alagoas, Baio atua em Feira de Santana, na banda Os Bambas do Nordeste.