Cerca de 400 pessoas ocupavam a área desde 2020.  A operação contou com apoio de 50 policiais militares e uma guarnição do Corpo de Bombeiros.

A Justiça começou a cumprir, na terça-feira, 18, um mandado de reintegração de posse da Fazenda Rio Verde, no distrito de Trancoso, em Porto Seguro. Cerca de 400 pessoas ocupavam a área, invadida em 2020.

A propriedade de 112 hectares, que pertence a Gregório Marin Preciado, fica dentro da área de proteção ambiental APA Caraíva-Trancoso. Devido à extensão das terras, a desocupação deve durar, pelo menos, até quinta-feira, 21.

A reintegração de posse foi determinada pelo juiz de Direito substituto da 1ª Vara de Feitos de Relações de Consumo Cíveis e Comerciais da Comarca de Porto Seguro, Rafael Siqueira Montoro, que estabeleceu o dia 11 de julho como data para a desocupação.

O cumprimento do mandado começou às 8h e foi feito por dois oficiais de Justiça, com apoio de 50 policiais militares e uma guarnição do Corpo de Bombeiros.

Essa é a segunda vez que uma reintegração de posse é cumprida na Fazenda Rio Verde. A primeira ocorreu em 2021, mas foi suspensa pela Justiça.

A prefeitura de Porto Seguro combinou de fazer o cadastramento dessas pessoas para receberem aluguel social. Na ocasião, as famílias prometeram que sairiam pacificamente do terreno.