De acordo com a empresa, o objetivo é aumentar a produtividade dos mais de 3.800 produtores parceiros e atingir 100% de cacau sustentável até 2025.

Quase que senso comum, o chocolate é a sobremesa favorita de muitas pessoas. Mas antes dele chegar às mesas dos brasileiros, diversos processos envolvem a produção desse produto que começa com a escolha da muda e passa pelos métodos de plantio, manejo e colheita. Com foco no desenvolvimento socioambiental e na evolução do cultivo, a Nestlé desenvolveu um programa chamado Nestlé Cocoa Plan (NCP) para promover boas práticas na cadeia do fruto e uma série de parâmetros de sustentabilidade e qualidade.

O gerente de ESG da Nestlé, Luis Collaço, explica que o Nestlé Cocoa Plan existe há 13 anos no Brasil e trabalha o desenvolvimento social, ambiental e econômico nos Estados da Bahia, Pará, Espírito Santo, Tocantins e São Paulo. De acordo com a empresa, o objetivo é aumentar a produtividade dos mais de 3.800 produtores parceiros e atingir 100% de cacau sustentável até 2025.

Na prática, isso desenvolve um relacionamento saudável a longo prazo com os agricultores e já faz parte da cadeia de produção de diversos produtos da marca como KitKat, Alpino, Talento, Prestígio, Baton, Choco Trio, Negresco e o chocolate em pó Dois Frades, por exemplo.

“Diversas ações têm sido desenvolvidas com produtores de cacau, como treinamentos aos agricultores sobre melhores práticas agrícolas; promoção da igualdade de gênero; orientações relacionadas ao cumprimento das leis e normas ambientais, trabalhistas e de direitos humanos”