“O nosso quadro está envelhecendo, então nosso principal objetivo atualmente é fortalecer o Club, é dar uma rejuvenescida no Lions, para que a gente não deixe a chama da caridade morrer. Pois o lema do Club é “Nós Servimos” – Carlito Santos, presidente do Lions Club de Camacã.

Por Fred Costa

Nesta terça-feira, 22, o Lions Club de Camacã completou 42 anos de fundação.  Durante esse tempo, a organização tem participado de ativamente em mutirões da cidadania, campanhas contra a fome e o frio,  de coleta de sangue, prestando grandes serviços ao município.

Sr. Carlito Santos sendo empossado como presidente do Club.

Atualmente, o Lions Clube de Camacã está sob a Presidência de Carlito Leal dos Santos (Carlito do Banco do Nordeste), que clama por participação dos jovens para tocar as ações sociais realizadas pela Organização. “O nosso quadro está envelhecendo, então nosso principal objetivo atualmente é fortalecer o Club, é dar uma rejuvenescida no Lions, para que a gente não deixe a chama da caridade morrer. Pois o lema do Club é “Nós Servimos”. Realizamos ações que assistam as pessoas menos favorecidas, mas como falei, “Os Leões” estão envelhecendo e precisamos reacender a chama do bem”, disse o presidente do Lions Club de Camacã.

No dia 22 de Agosto de 1981, um grupo composto por amigos e comerciantes, deu início a formações do Club, realizando reuniões no Salão de Festa da Mahachoan, por ainda não ter uma sede própria. Em 1990, conseguiram a própria sede na rua que passou a levar o nome da organização, no Bairro Joana Angelica.

 

Levton Castro, Zé Mota, Alino Mota, Amando Macedo e Carlito Santos (Presidente do Lions Club Camacã.

Nesses 42 anos, nomes como Chico Bonfim, Zé Mota, Adenilton Alves, Amando Macedo, Jackson de Deus, Orlando Franco, José Valmiro, Edson Nunes e Martha Bonfim, presidiram a associação, que recentemente passou a contar com seu mais novo sócio, o jovem fisioterapeuta Cristiano Ferreira Glória, de 28 anos.

Fundadores do Lions Club Camacã: 

Anisio Sabino Loureiro Filho, Antônio Carlos Rodrigues dos Santos, Antônio Fernando de Castro Guedes, Aureliano de Oliveira Aguiar, Celso Oliveira Santos, Clemilton José Farias, Cornélio Bastos do Nascimento, David Guimarães dos Santos Junior, Elicio Souza de Oliveira, Elton Matos Vieira, Isralso Santos da Silva, Itatelino de Oliveira Leite Junior, Jaquisson de Deus Guimarães, José Amando Macedo, José Barbosa de Souza, Joaquim Raimundo Nunes Marinho, Luiz Carlos Souza Pereira dos Santos, Luiz Pereira de Castro, Sebastião dos Santos, Orlando Nascimento Franco e Vilton Carvalho dos Santos.

Em 1917, um corretor de seguros de Chicago, Sr. Melvin Jones, que era maçom, cujo lema pessoal era “Você não pode ir muito longe enquanto não começar a fazer algo pelo próximo”,  convenceu seu clube, o Circulo de Homens de Negócios de Chicago, a unir-se a outros Clubes independentes para formar uma Organização Nacional que se dedicaria a assuntos de negócios e sociais e, também a melhorar a comunidade como um todo. Entre os grupos convidados estava a Associação de Lions Clubes, na época já havia diversos Lions Clubes. Eles eram uma extensão de uma fraternidade que não existe mais, a Royal Order of Lions e anos depois a A associação tornou “Intencional”, realizado ou participando de ações e ativamente em mutirões da cidadania e em prol dos menos favorecidos em todo o planeta.

Fotos:

Padre Odenilton Oliveira (In Memoriam), Sargento Ferraz (Ex-presidente da Câmara de vereadores de Camacã ) e Carlito Santos.

Participação dos Sócios no Desfile de Sete de Setembro.

 

Ação do Lions Club em prol da doação de sangue na Câmara de Vereadores de Camacã.