André Jatoba, era pré-candidato à prefeitura de Itapé em 2024, estava há quase um mês foragido e esta já é a segunda vez que ele é indiciado por tráfico.

O vice-prefeito do município de Itapé, André Jatoba (UB), foi preso nesta sexta-feira, 12, em Itabuna, após quase um mês foragido da Justiça. A prisão teria ocorrido em flagrante por porte ilegal de armas e tráfico de drogas, após um mandado de busca e apreensão em seu apartamento. Durante a ação na residência do vice-prefeito foram encontrados arma e drogas.

O mandado de busca teria sido deflagrado após o descumprimento de uma medida protetiva com a ex-companheira. De acordo com o advogado da vítima, Miguel Bonfim, o acusado foi notificado com uma medida protetiva em dezembro de 2023 e, desde então, descumpriu a medida diversas vezes.

O gestor já é indiciado como réu em uma ação por porte ilegal de arma e tráfico de drogas, pela comarca de Ipiaú desde 2021, mas não foi a julgamento. André também possui um processo contra o crime de peculato, a apropriação ou desvio de valor, ou bem móvel, ao usar cargo público, desde 2019. Com relação a este processo, a prisão preventiva do vice-prefeito foi decretada pela juíza Leandra Leal Lopes, da Vara Criminal da Comarca de Ipiaú, em 14 de dezembro de 2023.

Eleito em 2020 na chapa de Naeliton Rosa Pinto (PP), André foi apontado como pré-candidato à prefeitura de Itapé em 2024.