Em nota, o abatedouro de frangos argumentou que dispõe de todas as licenças e autorizações dos órgãos competentes e adota rigorosas medidas de controle de odor.

Moradores de Eunápolis têm reclamado do mau cheiro proveniente de uma unidade da empresa Naturaves, que estaria causando até mesmo problemas de saúde. Conforme denúncias, o odor atinge diversos bairros e provoca enjoo e dor de cabeça. A unidade da empresa fica localizada na estrada que liga a BR-101 ao Projeto Maravilha.

Em nota, a Naturaves argumentou que dispõe de todas as licenças e autorizações dos órgãos competentes e adota rigorosas medidas de controle de odor.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Sandro Lopes, informou que houve várias denúncias de associações de moradores e empresários de localidades do entorno da Naturaves. Ele salientou que participou de reuniões com moradores e, por várias vezes, esteve na fábrica, juntamente com o Inema, para apurar essas denúncias. “Até o momento, não constatamos nenhum mau cheiro, mas vamos continuar fiscalizando”, destacou Lopes.

Conforme um dos membros da Associação de Moradores do Sapucaieira, Elson Barbosa, o odor é proveniente de uma esterqueira que fica próximo a um posto de combustível, às margens da BR-101.

O presidente da Câmara Municipal de Eunápolis, vereador Jorge Maécio, pediu providências com relação ao mau cheiro. Segundo ele, o odor alcança desde o Projeto Produzir, passando pelo bairro Sapucaeira até o Juca Rosa.

Em nota de esclarecimento, o grupo Naturaves destacou que “possui por um dos seus pilares as práticas sustentáveis, mediante o respeito e o fomento contínuo das responsabilidades com a legislação ambiental e com o desenvolvimento de políticas internas voltadas para a neutralização de impacto ao meio ambiente e ao bem-estar da população”.

Com relação às alegações de odor proveniente do processo industrial, a empresa informou que “dispõe de todas as licenças e autorizações dos órgãos competentes para todas as suas atividades, sendo fiscalizada de maneira reiterada, sempre apresentando suas mais rigorosas medidas de controle ambiental de todo e qualquer odor, além de empregar e investir em tecnologia, manejo e processos mais modernos de operação de suas atividades, de modo a eliminar e mitigar os efeitos naturais de uma produção de alimentos para a família baiana”.

A nota finaliza ressaltando que a Naturaves está à disposição de todos os órgãos competentes, para prestação de todas as informações e fiscalização plena de suas atividades.