O local é bastante conhecido pela prática de abandono dos pets e de acordo com a  Companhia de Polícia de Proteção Ambiental, diversas ações já foram realizadas para inibir o crime, inclusive instalações de câmeras de segurança.

Três pessoas foram detidas em flagrante na noite de quarta-feira, 03, quando abandonava nove gatos no bairro de Piatã, na orla de Salvador.

Os suspeitos foram levados para Central de Flagrantes. Não há informações se eles foram autuados por abandono de animais, crime previsto na Lei 9.605/98, que pode levar até detenção de três meses a um ano e multa.

De acordo com a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA), equipes da corporação faziam rondas por volta das 23h40, na Avenida Octávio Mangabeira, quando receberam uma denúncia de abandono de gatos em Piatã.

Os agentes da COPPA foram ao local e encontraram as três pessoas em um carro, abandonando nove gatos: oito filhotes e uma fêmea, possivelmente mãe deles.

De acordo com a COPPA, os filhotes foram resgatados pela corporação. A mãe correu e não foi encontrada pelos policiais.

A prática do abandono de gatos na orla de Piatã tem como consequência a reprodução descontrolada dos bichos, acarretando em um problema de saúde pública.

Horas antes da ação dos suspeitos, alguns gatos que vivem na área foram retirados do local e levados para um abrigo. A medida foi adotada após a Justiça determinar que a Prefeitura de Salvador planejasse a retirada dos gatos que foram abandonados na região.

Em março do ano passado, câmeras de monitoramento foram instaladas no trecho para inibir abandonos.

Em julho de 2021, o local foi alvo de um incêndio. Na época, cerca de 300 animais ocupavam o local, quase todos abandonados por antigos tutores. Durante o incêndio, 35 filhotes foram retirados da colônia, entre bebês e filhotes maiores de até dois meses.